Quem Somos

   Nossa experiência de longos anos à frente de órgãos da administração pública responsáveis pelo desenvolvimento de projetos na área da leitura nos mostrou que não bastava enviar livros para as escolas se estes não fossem usados adequadamente pelo professores no desenvolvimento do projeto pedagógico. Por exemplo, passados anos ainda se encontram caixas de livros enviadas para escolas e que sequer foram abertas. Constatamos a necessidade de oferecer aos professores regentes de classe uma formação adequada para organização dos livros , criação de bibliotecas e o uso efetivo desse material. O não reconhecimento da biblioteca como um espaço de aprendizagem e do profissional que está a sua frente como merecedor de vantagens concedidas aos regentes de classe, aliada à inexistência de políticas públicas que viessem garantir a continuidade de um trabalho dessa natureza, gerou dificuldades para a superação desses problemas, dentre outros.

   Surgiu daí a iniciativa de criar o IPECE: uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que tem por objetivos:

     Para as bibliotecas escolares:

  • Fortalecer o conceito de biblioteca escolar promovendo-a no contexto da escola em perfeita interação com a sala de aula.

  • Promover a disseminação da biblioteca como centro dinâmico de informação e especialmente, de desenvolvimento da leitura em todos os níveis de ensino.

  • Contribuir para a elevação e atingimento da excelência na educação dando suporte ao desenvolvimento curricular.

     Para as bibliotecas públicas:

  • Promover iniciativas inovadoras e transformações nas bibliotecas públicas através de ações estruturais e de irradiação com vistas ao acesso e disseminação de informações, produção de conhecimento, do encontro cultural e de inclusão social no seio das comunidades.

  • Acolher e propor projetos de leitura envolvendo todos os segmentos sociais com vistas à criação de uma sociedade leitora.

  • Participar das políticas públicas para melhorar os indicadores de saúde, meio ambiente, segurança e qualidade de vida.

   Para que isso aconteça, suas políticas se voltam para os grandes avanços permeados de inovações revolucionárias que, cada vez mais, estão disponíveis para invadir as bibliotecas, contemplando os leitores e usuários a quem são disponibilizados computadores, Internet, audiolivros e videolivros, tablets e outros recursos que estão vindo.

   Participando desta realidade, o IPECE promove eventos e especialmente, propostas de atualização e reciclagem para profissionais da área de informação; cursos de formação continuada e qualificação para responsáveis por bibliotecas escolares e bibliotecas públicas, em nível de auxiliar de biblioteca.

   O trabalho que realiza, promove as bibliotecas nos contextos onde atuam, sua reconceituação, seu fortalecimento e valorização dos profissionais bibliotecários e de seus responsáveis.

   Acompanhar a evolução social e o desenvolvimento científico e tecnológico, além de contribuir efetivamente para a formação de cidadãos plenamente  integrados ao contexto social, são questões presentes na missão do IPECE.